Período Integral e Semi-integral 2020

Nossas vidas têm mudado constante e rapidamente por conta de inúmeros fatores, além de a rotina apresentar-se cada vez mais atribulada, repleta de tarefas e compromissos urgentes. Com isso, manter os filhos por um tempo maior na escola tornou-se, para alguns pais, uma necessidade real. É por esse motivo que, desde 2019 a escola la Fontaine oferece os períodos integral e semi-integral para os alunos da Educação Infantil e Fundamental I.

O Projeto Pedagógico da escola, coerente com uma educação plena no que diz respeito ao crescimento intelectual e social dos estudantes, pressupõe o aprendizado não apenas em sala de aula, como também nos momentos de descontração e nas relações interpessoais. Assim, nos períodos integral e semi-integral, a permanência por mais tempo na escola permitirá ao aluno desenvolver-se de forma completa, já que o ambiente escolar é explorado profícua e intensamente.

Muitos são, portanto, os benefícios para as crianças que vivenciarem o período integral ou semi-integral, como mostram os itens a seguir.

  • Acolhimento: garantir que a criança se sinta bem no espaço e crie vínculos afetivos com colegas, educadores e funcionários.
  • Segurança: proporcionar um ambiente seguro, confortável e agradável, sempre com acompanhamento de profissionais.
  • Orientação nutricional: oferecer alimentação elaborada por nutricionista, com cardápio balanceado, com tudo o que a criança precisa para crescer forte e saudável. No período integral, as crianças podem fazer até 4 refeições diárias (almoço + 3 lanches). No período semi-integral, podem fazer duas refeições (almoço + 1 lanche). Várias refeições ao dia ajudam a organizar a rotina da criança, pois indicam a hora certa de se alimentar, além de dar a ela a oportunidade de experimentar alimentos que não fazem parte de seus hábitos alimentares.
  • Hábitos de higiene: monitorar constantemente a criança em sua higienização, desde a escovação adequada até a importante tarefa de lavar as mãos antes das refeições e após as idas ao banheiro. Ao observar os colegas, a criança se sente motivada a acompanhá-los, cuidando assim da sua própria higiene e tornando este, um hábito prazeroso.
  • Descanso: proporcionar tempo de descanso em um ambiente tranquilo permite o bom desenvolvimento da criança.
  • Estudos e tarefas: orientação pedagógica para organização da rotina em relação aos deveres e estudos, desenvolvendo assim o hábito de estudar.
  • Esporte, lazer e cultura: trabalhamos com uma diversidade de oficinas e recreações entre elas, arteterapia, ioga, teatro, circo, capoeira e jogos cooperativos. Tais atividades contribuem para a melhoria da qualidade de vida física, mental, emocional e social.
  • Brincar: oferecer à criança da Educação Infantil tempo para que ela brinque, seja no parque ou em outros ambientes.

É importante ressaltar que o período integral é uma tendência da educação moderna e já existe em diversos países, como Coreia do Sul, Japão, Estados Unidos, Irlanda e Finlândia, onde os alunos costumam ficar até 9 horas por dia na escola.

 

Horários:

Semi-Integral e Integral para alunos de Maternal a 5º ano (Infantil e Fundamental I)

 

Semi-Integral:

  • 9h às 13h

Aulas extras no período da manhã.

Aula regular (pedagógico) – 13h às 17h00 (infantil) / 13h às 17h30 (fundamental I)

  • 11h30 às 15h30

Aula regular (pedagógico) – 7h30 às 11h30 (infantil) / 7h às 11h30 (fundamental I)

Aulas extras no período da tarde.

 

Integral:

  • 11h30 às 17h30

Aula regular (pedagógico) no período da manhã e aulas extras no período da tarde.e